Nome
E-mail
Home | Notícias
Corrida de Toiros em Vila Viçosa

O primeiro hat-trick da temporada

Para a nossa segunda corrida desta época, o festival da Rádio Campanário, deslocámo-nos à bonita Vila Viçosa, numa grande tarde de sol que veio tornar ainda mais atractivo este espectáculo. O cartel era composto pelos cavaleiros António Ribeiro Telles, Rui Salvador, Sónia Matias, João Moura Jr. (que substituía o seu pai devido a lesão), Tiago Carreiras e Miguel Moura, GFA Montemor e Grupo de Monforte (3ª, 3ª e 1ª), e touros de diversas ganadarias.

Antes de passarmos à crónica da corrida, não podemos deixar de agradecer ao ilustríssimo fadista, produtor agrícola e apoderado, Dom Manuel da Câmara, a forma como nos recebeu no seu palacete, na Quinta do Bosque. Desde o banho refrescante na piscina acompanhado por um grande lanche, ao manjar pós-corrida, tudo sempre acompanhado por grandes fados, este era um dia que estava destinado a que tudo nos corresse bem.

A corrida iniciou-se com uma procissão e uma bênção na arena, tal como já tinha acontecido em Vinhais, sendo que esta ligação Touros – Religião se tem vindo a perder cada vez mais, mas que é importante manter, nomeadamente no que a nós, Grupo de Montemor, respeita.

Foi o Miguel Bibe o escolhido para abrir praça, tendo surgido esta oportunidade após uma boa época de treinos. Esteve calmo em frente ao touro Passanha, mandou e reuniu correctamente, o touro ainda brigou, rodando sobre si próprio, mas o Bibe fechou-se com alma e fez uma pega limpa. Estava dado o mote para uma grande tarde de pegas.

Para pegar o nosso 2º touro, um Grave, foi escolhido o Xico Borges, forcado já mais experiente. Citou com calma e muita presença, carregou no momento certo, aguentou a investida veloz do Grave e fechou-se muito bem para, com boa ajuda do Grupo, realizar uma pega vistosa. Xico, esta foi a tua primeira pega desta época, foi um bom touro para começar, mas a partir de agora prepara-te porque, na minha opinião, já se viu que estás preparadíssimo para uns quantos furos acima.

O António Calça e Pina não podia ter tido melhor estreia, na primeira vez que se fardou pelo GFA Montemor, e logo com uma pega de caras. Tal como o Miguel Bibe, cresceu muito nesta época de treinos, o que lhe abriu a porta para esta oportunidade (e muitas que aí vêm). Conseguiu esconder o nervosismo de uma primeira pega, e fez uso de uma das suas armas, a técnica, para consentir bem o touro e fechar-se para não mais sair. Grande estreia, fechando uma corrida com 3 pegas limpas à primeira tentativa pelo nosso Grupo.

 

De realçar que, além do Calça e Pina, também o João Megre se fardou pela primeira vez pelo nosso Grupo, fruto da sua assiduidade e boa época de treinos. Agora que estão do lado mais activo do Grupo esforcem-se ainda mais, façam por merecer a confiança que foi depositada em vocês ao se fardarem pelo GFA Montemor, e esforcem-se para serem os melhores; só assim é possível manter o grande nível que sempre fez parte da nossa história.

 

João Cabral
22/03/2011

 

Fique de seguida com algumas fotografias das pegas:

-Miguel Bibe

- Francisco Borges

- António Calça e Pina

- João Megre e António Calça e Pina, os dois novos elementos que se fardaram pela primeira vez em Vila Viçosa

 

Veja ainda uma extraordinária reportagem fotográfica da autoria do fotógrafo João Dinis em:

http://www.joaodinisfotografia.com/tauromaquia/temporada-2011/vila-vicosa-19-marco/

Voltar
com o apoio de