Foi sob uma chuva intensa que nos deslocámos à bonita vila do Redondo para o II Concurso de Ganadarias Alentejanas. Naquele que prometia ser o primeiro fim-de-semana completo do GFA Montemor de 2011 com duas corridas importantes, uma delas a tradicional corrida de Maio em Montemor, o S. Pedro não esteve connosco e a corrida de Montemor acabou mesmo por ser adiada.
No coliseu do Redondo embora não chovendo dentro de portas a chuva acabou ainda assim por retirar alguma alegria à corrida. Fardámo-nos na Aldeia da Serra, na casa do antigo elemento Fernando Almeida onde fomos recebidos com extrema simpatia pelo Fernando e sua família. O nosso muito obrigado!
O nosso lote foi composto pelas ganadarias Infante da Câmara, Grave e Eng. Luis Rocha. O toiro da Galeana veio a ganhar o prémio bravura, sendo o de apresentação entregue à ganadaria do Eng. Luís Rocha.
Os toiros estavam de um modo geral bem apresentados, embora um pouco escassos de peso e trapio, cumprindo bem nas lides de Bastinhas, Rouxinol e Carreiras.
Para o nosso primeiro saiu para a cara o garboso forcado Francisco Borges, bonito em praça como já nos habituou, citou de largo mas teve que ir buscar o toiro que se recusava a investir. Aguentou uma viagem longa, com dois derrotes duros que o Xico esteve valente a suportar sendo bem ajudado pelo António Dentinho numa primeira ajuda oportuna e nada fácil pois o toiro ensarilhou com o forcado na cara, assim como do restante grupo com destaque para a terceira ajuda do jovem João Megre.
Para o Grave foi escolhido o "carismático" forcado João Braga. Vindo de uma lesão grave no ombro, que o levou a ser operado, não pegava desde Agosto. Citou bonito, como é seu apanágio, num misto de classe e galhardia, carregou a meia praça e aguentou a investida e, não tendo uma reunião perfeita, aguentou-se com vontade sendo bem ajudado pelo João Maria e pelo restante grupo.
Para a rês da Manchoa, o que se perfilava ligeiramente maior foi escolhido o forcado Noel Cardoso. Este toiro evidenciou logo na lide sinais de manso, a querer fugir e a refugiar-se em tábuas. O Noel veio também de uma lesão e não pegava já à algum tempo. Citou de largo também, com as devidas vantagens, mas o toiro não saía de tábuas e o Noel teve que pisar terrenos mais apertados recebendo mal o toiro e não aguentando os fortes derrotes para baixo sendo desfeiteado. Na segunda tentativa o Noel recebeu bem o toiro, que se comportou de maneira semelhante, derrotando o forcado já a chegar aos ajudas. À terceira foi de vez já com ajudas mais carregadas.
De salientar os "charters" que vieram directamente da China ver o forcadão Noel Cardoso fazer três rijas pegas.
Após a corrida, ainda com fé na corrida de Montemor, não houve o "tradicional" jantar que seria suposto ser em grande no domingo. Enfim, guardamos a vontade para o próximo.
Até breve, Campo Pequeno...
João Pedro Pereira
(JP)
Veja em seguida a reportagem fotográfica gentilmente cedida pelo fotógrafo Florindo Piteira:


- Francisco Borges




- João Braga





- Noel Cardoso




Veja ainda outras reportagens fotográficas em:
- http://www.joaodinisfotografia.com/tauromaquia/temporada-2011/redondo-30-abril/ , João Dinis
- http://joaosilva.smugmug.com/Temporada2011-1/Redondo-30-Abril/16854332_J3rXnX#1272469489_WKzNvjq , João P. Silva
- http://www.tobrantes.com/web/?p=510 , Tó Brantes
Veja também um breve resumo da corrida, com o vídeo das pegas, gentilmente cedido pela Rádio Elvas em:
- http://youtu.be/T3U5_LuEbSQ
Oiça aqui as entrevistas realizadas na corrida:
- http://radioelvas.podomatic.com/entry/2011-05-01T06_05_17-07_00