Nome
E-mail
Home | Notícias
Corrida de Toiros no Campo Pequeno

No passado dia 5, o Grupo de Montemor teve a honra de retornar à principal praça do País, onde nos últimos anos, o Grupo conseguiu vários triunfos importantes.

Perante um cartel de primeira, a competição entre os Cavaleiros António Ribeiro Telles, Pablo Hermoso de Mendonza e João Moura (jr) destacava-se, perante toiros da prestigiada Ganadaria Passanha. Alternamos com os nossos amigos do Grupo de Coruche.

Após uma boa lide de António Ribeiro Telles, o Cabo Cortes escalou o nosso imparável Peco para pegar.Depois de um brinde ao Guarda - redes da selecção Nacional da primeira década do presente século, Ricardo. Andou “cá de trás”, com vantagens máximas para o oponente e graciosamente andou em direcção do toiro. Carregou o toiro de meia praça e aí esperou pelo seu oponente, que saiu a mando do forcado com pata. Imediatamente antes da reunião o toiro faz um estranho que não foi suficiente para desfeitear o nosso Peco. Apesar da reunião não ter sido perfeita, sobrou força e vontade de lá ficar. O restante grupo fechou a pega, resultando numa pega vistosa com bons pormenores técnicos.

O nosso segundo toiro foi lidado pelo João Moura (jr), e foi chamado o nosso Herói do Campo Pequeno. João Cabral, que realizou um bonito brinde ao Grupo de Forcados Amadores de Coruche, que festeja na presente época os seus 40 anos,  infelizmente precisou de três tentativas para levar de vencido o toiro. Apesar das três tentativas, viu-se que o Cabral é um forcado maduro e capaz de pegar qualquer toiro: Cresceu para o desafio; entendeu o erro e procurou emendar-se de tentativa para tentativa e transmitiu serenidade ao público apesar das tentativas goradas. Certamente que tardes e noites de glória surgirão.

A encerrar a corrida, o Cabo chamou a ele próprio esse responsabilidade. Após um brinde sentido ao aniversariante Rodrigo Corrêa de Sá, pegando o toiro lidado pelo Pablo Hermoso de Mendonza. Com o seu cite inconfundível, o Zé Maria foi se aproximando do toiro e carregou o toiro a meia praça, recuou como manda a escola e o toiro com uma rija reunião, que por não ter sido das mais perfeitas, ficou com uma das pernas por cima do piton. Infelizmente, as ajudar tardaram uma fracção de segundos e o nosso cabo foi despejado junto das tábuas. Na segunda tentativa, o Cabo Cortes, emendou-se, repetiu uma reunião audível nas galerias, bem fechado à córnea e com o grupo a ajudar.

Cumprido este primeiro ciclo da época, no dia 21 iremos pegar os Palhas na Marinha Grande. Até lá!

Noel Cardoso

Veja as pegas do nosso grupo:

http://www.youtube.com/watch?v=A6NGo8UAh1Y - Peko

http://www.youtube.com/user/GFAMontemor?blend=22&ob=5 - João Cabral

http://www.youtube.com/watch?v=zGdM-8facP8 - José Maria Cortes

Fique de seguida com as reportagens fotográficas gentilmente Francisco Romeira :

Fotógrafo:  Francisco Romeiras

Forcado: João Pedro Tavares (Peco)

Forcado: João Cabral

O último da noite..

Forcado: José Maria Cortes

Voltar
com o apoio de