Nome
E-mail
Home | Notícias
Reabertura da Praça de Toiros de Portalegre

Foi com grande satisfação que, no passado dia 8 de Junho, vi o meu grupo pegar na minha terra, na Praça pela qual tenho algum apreço. Dito isto começo por dizer o ponto negativo da corrida foram os toiros: o comportamento é sempre imprevisível mas acho que a Praça de Portalegre merece mais toiro, ou seja mais trapio e mais seriedade por parte dos astados. 

O Grupo de Forcados Amadores de Montemor acabou por ganhar um dos prémios em disputa: melhor grupo em Praça. E assim foi. Uma postura exemplar de todo o Grupo, desde o saltar para dentro, até ao saltar para fora da praça!

Para o primeiro toiro da noite, o escolhido foi o Vasco Ponce, forcado novo com muito para dar ao grupo e que assumiu a responsabilidade de abrir praça. Esteve correto no cite, mandou na investida do toiro, reuniu bem e teve uma viagem curta, por baixo onde sentiu alguma falta de preparação física, visto que ia algo pendurado. Vasco, um forcado tem de ser completo: artista tu és , puxa pela outra parte! 

O segundo toiro foi pegado pelo Vasco Carolino, o "bigodes". Começou cá de trás como mandam as nossas regras, deixou-se ver bem, pois este toiro foi algo incómodo na presença do forcado, raspando e com a cara em baixo. Mas o Vasco esperou pela altura certa para mandar na investida do toiro (que era o que este precisava) com uma voz e presença de comando para dirigir a sua investida. Resultou talvez na nossa pega mais vistosa, com o toiro a vir com alguma velocidade e a dar meia volta com uma "cambalhota ", o que tornou a pega mais difícil para ajudar. Mas mais uma bem consumada à primeira! 

Para o terceiro e último do nosso lote o escolhido foi o nosso António Calça e Pina. O António tem vindo a ganhar rodagem e com ela as suas melhorias são evidentes. Citou calmo, com temple, deixando o toiro descansar para depois mandar na sua investida. O forcado conseguiu uma reunião correta e rápida em que faltou voz nesse momento. E assim, com “chave de ouro” fechou-se mais uma corrida "limpa" do Grupo de Forcados Amadores de Montemor! 

De ressalvar o bom acerto nas decisões do cabo "To Bentes", a boa coesão do grupo ajudar
e, por fim, agradecer o brinde que me foi feito. 

PS: Tio João Cortes: anda a falhar com as suas lições, esta malta carrega e não junta os pés. Tem de lhes dar na cabeça! 

Um agradecimento especial para a Família Calça e Pina que, uma vez mais, recebeu o Grupo de Montemor para jantar, onde se conviveu e se fomentou o espírito do Grupo. 

Pelo Grupo de Forcados Amadores de Montemor venha vinho! Venha vinho! Venha vinho! 

Obrigado ao António Vacas de Carvalho por me dar a oportunidade de, com esta crónica, falar do nosso grupo!

João Romão Tavares 

Fotografias: Hugo Calado (Toureio.pt)

Voltar
com o apoio de