Nome
E-mail
Campicarn
Horta Osorio Wines
Apormor
Montemor o Novo
Home | Notícias
Lutar sempre, vencer às vezes, desistir nunca!

Mais um pequeno passo dado na longevidade de 80 anos de História. Neste dia, atuando no mais prestigiado Concurso de Ganadarias de Portugal, o mais antigo e mais sério e onde vimos atuar as mais célebres personagens da festa dos toiros.

Um cartel de luxo, composto pelos cavaleiros António Ribeiro Telles, Rui Salvador e Luís Rouxinol, uma praça cheia para ver a concurso as ganadarias eleitas a dar cara nesta corrida: Veiga Teixeira; Fernandes de Castro; Murteira Grave; Passanha; Pinto Barreiros e Branco Núncio, lidados em praça pela respetiva ordem.

O primeiro da corrida, um Veiga Teixeira com 595kg, um toiro bem apresentado e muito sério, foi nobre e bravo mas menos pronto. Para cara deste toiro o nosso Cabo escolheu o Bernardo Dentinho, numa oportunidade que já vinha a ser merecida. O Bernardo vinha de uma boa pega no México, talvez por este intervalo tempo sem pegar e claro por estar a abrir o tão prestigiado concurso, que pesa, o Bernardo demonstrou algum nervosismo e não aguentou o toiro quando este saiu pronto e franco, perdendo o Forcado na viagem. Na segunda, o toiro estava diferente, incomodado em tábuas, pedia que o Forcado se metesse com ele tentando evitar que entrasse muito nos seus terrenos, o Bernardo não se conseguiu sacar o suficiente e acabou por sofrer dois derrotes violentíssimos que o deixaram inanimado.

Xico Borges, uma vez mais, agigantou-se a dobrar o Bernardo e concretizou uma grande pega à primeira tentativa.

O Bernardo já se encontra em casa e sem grandes mazelas.

Para o segundo da tarde, Murteira Grave de 550kg com caracóis à volta da cabeça, saiu pronto e alegre, um toiro disponível, mas pouco franco. Para a cara o Forcado da terra, do berço do Grupo, o elemento mais antigo e um grande pilar: Manuel Ramalho! Pegava pela última vez nesta corrida onde recordará grandes êxitos, grandes pegas. Esta pega ficou gravada pela sua personalidade e pelas suas características, mostrou uma vez mais o quanto o Manuel já deu ao grupo, foi mesmo uma pega à Manuel, uma demonstração de garra e de querer inexplicáveis. Já quase completamente fora, o Manuel com todo o poder dele aguentou e nunca desistiu, contou com uma grande, embora curta, primeira do Nuno Campelo e contou também com um dia menos feliz do resto do grupo, excepto o Sacaio que foi fundamental para a consumação da pega. Quando já ninguém acreditava no Forcado da cara e havia até costas voltadas. Uma grande lição a levar para casa!

Para último saiu o Pinto Barreiros com 530kg, amarelo, bonito, com chapéu de aba larga, foi um toiro bravo e pronto que saía de largo. Para a cara o António escolheu o Vasco Carolino, Forcado que tem caminhado a passos largos dentro do Grupo, com grandes regularidades e que tem vindo a mostrar segurança e confiança. O Vasco teve calmo no cite, o toiro não estava com ele e quando o viu, saiu solto e de largo, o Vasco aguentou bem toiro e recuou o suficiente, teve uma reunião rija e agarrou-se com unhas e dentes. Foi uma oportunidade muito merecida e bem agarrada como era espectável. Parabéns Vasco!

A dar primeiras ao Vasco teve o nosso campeão, consagrado na modalidade do Rugby no dia anterior: António Cortes Pena Monteiro. A última primeira ajuda desta corrida foi o reflexo do que é ser Forcado no Grupo de Montemor: disponibilidade, suor, sacrifício e querer. Parabéns Tó Pena!!

Não foi uma corrida feliz nem conseguida para o Grupo, mas foi mais uma estaca posta, um passo dado e uma lição para aprender.

Grupo de Forcados Amadores de Évora teve uma boa tarde de pegas: Fernandes de Castro à 1ª por Miguel Direito; Passanha à 2ª por José Maria Caeiro; Núncio à 1ª por Ricardo Sousa.

Gostaria de agradecer, em nome do Grupo de Montemor, a pega que nos foi brindada pela celebração dos 80 anos.

Pelo Grupo de Montemor, venha vinho!

Francisco Barreto

Fotografias: Florindo Piteira, Miguel Calçada de Sousa e Tiago Caeiro

Veja o vídeo das pegas, seguindo o link:

https://www.youtube.com/watch?v=ZrX3NC3T_eo

Voltar
com o apoio de